A
Alabarça – Recurso Operacional
Pedaço de sarrafo pregado sobre dois sarrafos.
Alçapão – Elemento de Palco
Espaço aberto em qualquer parte do piso do palco que possibilita o uso do porão para entradas e saídas de cena, tanto de artistas como de material cenográfico.
Americana – Mobiliário
Parte longitudinal da estrutura de um praticável e que faz a união das polias. Também viga em treliça.
Aplique – Vestimenta Cenográfica
Peça aplicada sobre outra. Elemento ornamental ou de decoração.
Arara – Mobiliário
Estrutura com barra horizontal para dependurar trajes de figurino.
B
Baguete – Recurso Operacional
Peça de madeira ou metal, de perfil quadrado, para fixação ou arremate.
Bainha – Recurso Operacional
Arremate das vestimentas, sendo a bainha inferior em forma de bolsa, onde se introduz tubo, sarrafo ou corrente para seu estiramento.
Balancinho – Recurso Operacional
Estrutura em forma triangular, armada em corda, madeira ou metal, suspensa por um só tiro (corda ou cabo).
Bambolina – Vestimenta Cenotécnica
Vestimentas suspensas sobre toda a extensão do palco, que evitam o vazamento do urdimento e definem a altura do palco. Peças em tecido de pouca altura e de grande comprimento.
Bambolina mestra – Vestimenta Cenotécnica
Peça em tecido, estruturada ou não, suspensa sobre a frente do palco e imediatamente atrás do quadro do proscênio. É a vestimenta que regula a altura da boca de cena.
Bandeja – Recurso Técnico
Peça de madeira ou metal em forma de “U” que serve de leito para os cabos elétricos que alimentam os refletores.
Bandeja de Breu – Mobiliário
Caixa de madeira ou metal que contém o breu para uso dos bailarinos.
Barra de afinação – Varanda
Barra de madeira ou metal usada para afinar e amarrar as cordas. Utilizada sempre com a barra de malaguetas.
Bastidor – Vestimenta Cenotécnica
Armação em madeira ou metal que é forrada sempre em tecido.
Batente – Recurso Técnico
Peça de madeira ou metal, fixadas nas guias dos carros de contrapeso, e que delimitam o percurso desses carros.
Biombo – Mobiliário
Conjunto de dois ou mais painéis montados em forma de ângulo.
Boca de cena – Palco
Vão aberto na caixa cênica que define a máxima abertura do palco, pode ser reduzida em altura e largura pela bambolina mestra e pelos reguladores.
C
Caixa de contrapeso – Recurso Técnico
Estrutura em metal, onde se alojam os pesos, para a manobra balanceada.
Caixa de gorne – Recurso Técnico
Pequena estrutura em madeira, onde se aloja o gorne, com eixo, espaçador, laterais e base.
Caixa de ponto – Mobiliário
Elemento em forma de caixa aberta com teto curv, utilizada para ocultar o ponto ou repetidor e projetar sua voz até os artistas em cena.
Calço – Recurso Operacional
Pedaço de madeira ou papelão que serve para nivelar. É colocado sob praticáveis, painéis e outros elementos.
Cambota – Recurso Operacional
Módulo de madeira recortada em forma de meia lua ou de acordo com o desenho proposto. Serve para a construção de árvores, colunas, praticáveis circulares.
Capela – Palco
Refere-se ao fundo do palco. Nos palcos à italiana é muito comum.
Carrinho – Recurso Operacional
Elemento que, usado num trilho, faz um carro para o movimento de cortinas e comodins.
Carro – Mobiliário
Plataforma com rodízios para transporte de elementos cênicos.
Cavalete – Mobiliário
Estrutura de madeira ou metal para suporte de tampos ou pranchões.
Chassis traineI – Recurso Operacional
Esqueleto ou estrutura de um painel ou bastidor.
Chaveta – Recurso Operacional
Pino de segurança de eixos.
Ciclorama – Vestimenta Cenotécnica
Grande tela com armação em forma “U” aberto e que vai ao fundo do palco. Pode ser encontrado nas cores branco, pérola, cinza ou azul claro.
Cilindro – Recurso Operacional
Elemento de madeira ou metal sempre com altura maior que o diâmetro do círculo da base.
Comodim – Vestimenta Cenográfica
Telão que atende a muitas funções e que, durante uma cena, permite que outra esteja montada atrás.
Concha acústica – Mobiliário
Conjunto de painéis verticais e teto que compõem uma caixa para a orquestra no palco. Na sua função acústica serve para a reflexão do som.
Contrapeso – Recurso Operacional
Peça de metal com função de fazer o equilíbrio dos cenários e equipamentos de manobra.
Contra-regulador – Vestimenta Cenotécnica
Painel secundário que complementa o regulador para evitar vazamentos.
Corda de manobra – Recurso Operacional
Corda que passa pelos gornes e é amarrada à vara para manobra da cenografia e vestimenta.
Corda de vaivém – Recurso Operacional
Tipo de corda sem fim usada na maquinaria de cortinas e para movimentar o carro de contrapeso.
Corta-fogo – Vestimenta Cenotécnica
Cortina de metal que separa a caixa cônica da platéia em caso de incêndio.
Cortina – Vestimenta Cenotécnica
Refere-se a cortina de boca de cena ou a uma cortina comum.
Cubo – Mobiliário
Tipo de praticável com seis lados iguais.
Cunha-palmeta – Recurso Operacional
Pequena peça triangular de madeira com funções variadas.
D
Desempenar – Recurso Operacional
Recurso de montagem com corda ou cabo para desempenar algum painel ou trilho empenado.
E
Eixo – Recurso Técnico
Barra metálica para giro dos gornes e roldanas.
Engradado – Mobiliário
Caixa feita de ripas separadas.
Escada – Mobiliário
Recurso utilizado para trabalhos de montagem e afinação no alto e, também, como elemento cenográfico.
Escora – Recurso Operacional
Vara de extensão para aprumar e manter fixos os painéis de grande altura.
Espaçador – Recurso Técnico
Peça de madeira ou metal para manter a mesma distância entre quaisquer elementos.
Espelho – Vestimenta Cenográfica
Plano vertical de material rígido que forra os lados de praticáveis, escadas, plataformas etc.
Estaca – Recurso Técnico
Elemento de madeira utilizado para amarração de cordas.
F
Falsa rua – Palco
Subdivisão de uma rua normal. Refere-se também a uma perna montada na metade de uma rua.
Falso proscênio – Palco
Estrutura adicional para tornar mais largo ou mais comprido o proscênio.
Ferro de salão – Recurso Operacional
Barra de metal tipo soleira. Usado na parte inferior de um painel, com porta para dar rigidez ao conjunto.
Fosso de orquestra – Palco
Espaço entre a primeira fila de poltronas e o palco, geralmente abaixo do nível da platéia, para ser utilizado pela orquestra.
Fraldão – Vestimenta Cenográfica
Tipo de telão ou cortina que se põe atrás dos cenários ou do palco quando há painéis com porta, janelas etc Evita vazamentos.
Freio – Recurso Técnico
Mecanismo da manobra para frear as cordas de vaivém.
Fundinho – Vestimenta Cenográfica
todos os painéis rígidos que compõem o fundo dos cenários e vão sempre apoiados diretamente no piso do palco.
G
Giratório – Palco
Palco em forma circular, que pode ser nivelado com o piso geral do palco ou sobreposto a este. Utilizado para mudanças cenográficas.
Gorne – Recurso Operacional
Carretel ou roldana de madeira. Usado nas manobras do sistema de corda
Gorne de cabeça – Recurso Operacional
Refere-se ao último gome por onde passam todas as cordas de manobras, que vão da vara, até a caixa de contrapeso, ou até barra de malaguetas.
Grade
Estrutura usada em janelas, portas, guarda-corpos ou mesmo para simular uma prisão.
Grelha – Urdimento
Estrutura de madeira ou metal formada pelas longarinas e talhos e que permite a instalação dos gornes ou roldanas para as manobras.
Grossura – Recurso Operacional
Recurso para simular a grossura ou profundidade de elementos cenográficos.
Guia – Recurso Técnico
Perfil de metal utilizado para guiar ou conduzir o carro do contrapeso, a porta corta-fogo, os reguladores etc.
L
Lambrequim – Vestimenta Cenotécnica
Pequena cortina tipo bambolina fixa na parte superior da boca de cena. Feito do mesmo material e da mesma cor da bambolina mestra.
Linóleo
Tapete formado por várias lâminas ou passadeiras, usado especialmente para a dança.
Longarina – Urdimento
Peça de madeira ou metal que compõe o piso da grelha em toda a sua extensão.
M
Macho e fêmea – Recurso Operacional
Tipo de união de peças de madeira.
Malagueta – Recurso Operacional
Peça de madeira ou metal, que se aloja na barra de malaguetas. É utilizada para a amarração de cordas.
Malhete – Recurso Operacional
Tipo de união de peças de madeira.
Manobra – Urdimento
Conjunto de cordas, cabos, roldanas ou gornes, carro de contrapeso e vara que permite o movimento de elementos cenográficos, vestimentas e equipamentos.
Mão francesa – Recurso Operacional
Estrutura triangular vertical, de madeira ou metal, usada como recurso para a sustentação de elementos cenográficos.
Mata junta – Recurso Operacional
Tipo de união de peças de madeira mediante um corte em diagonal.
P
Painel – Vestimenta Cenográfica
Peça vertical do cenário com chassis de madeira e forrado de tecido ou compensado. É o elemento básico da cenografia.
Palco
Espaço onde ocorre a representação.
Palmilha – Recurso Operacional
Pedaço de madeira que serve para tapar ou rechear um buraco.
Pano de boca – Vestimenta Cenotécnica
Telão principal que cobre toda a boca de cena. Pode ser ornamentado, pintado ou simples.
Pano de corte – Vestimenta Cenográfica
Telão ou rotunda que divide o palco e permite o desenvolvimento de uma cena e a montagem de outra atrás. Recurso para mudanças rápidas.
Pano de terra – Vestimenta Cenográfica
Tecido de lona pintado e texturizado que cobre o piso do palco. Parte integrante da cenografia.
Pedestal – Mobiliário
Estrutura de metal utilizada para microfones etc.
Pedestal-aranha – Mobiliário
Estrutura com três pernas articuladas.
Percinta – Recurso Operacional
Faixa superior das vestimentas onde são colocados os ilhoses para a fixação das mesmas nas varas de cenário.
Periacto – Vestimenta Cenográfica
Elemento cenográfico em forma de prisma, utilizado para se ter três mudanças.
Perna – Vestimenta Cenotécnica
Elemento que se caracteriza como limite lateral do palco. Tecido sem armação. O conjunto de pernas e bambolinas é parte da câmara negra.
Peso – Recurso Operacional
Bloco metálico que forma o conjunto do contrapeso.
Pestana – Vestimenta Cenotécnica
Utilizada para evitar o vazamento junto com as pernas ou bastidores. Sempre formando um ângulo.
Pizza – Mobiliário
Praticável redondo de pequena altura.
Plataforma – Mobiliário
conjunto de praticáveis utilizados como elemento cenográfico ou como palco.
Polea – Mobiliário
Parte transversal da estrutura de um praticável que junto com as americanas formam a base do praticável.
Ponte – Varanda
Estrutura horizontal, localizada sempre sobre a boca de cena, utilizada para instalação de bambolina mestra, reguladores, equipamentos de luz e outros elementos.
Porão – Palco
Parte inferior: do piso do palco.
Praticável – Mobiliário
Refere-se a uma plataforma composta por poleas, americanas e tampo. Pode ser montado à tramoia ou à americana.
Principal – Vestimenta Cenográfica
Tipo de telão com recorte e transparência colocado na frente de um outro telão.
Proscênio – Palco
Parte anterior do palco, compreendida entre a borda do piso e a linha da cortina de boca ou dos reguladores.
Q
Quartelada – Palco
Tampos de madeira que compõem o piso do palco.
R
Regulador – Vestimenta Cenotécnica
Bastidores ou painéis que se localizam à direita e à esquerda da boca do palco, limitando o proscênio e que definem a abertura da boca de cena e evitam o vazamento.
Ribalta – Palco
Uma bateria de luzes que pode ser instalada na borda do proscênio.
Roldana – Recurso Operacional
Polia de metal para cabos de aço. Recurso básico para as manobras.
Rompimento – Vestimenta Cenográfica
Telão recortado que, em um cenário, deixa ver a sequência de outros telões ao fundo.
Rotunda – Vestimenta Cenotécnica
Grande tela preta que é montada sempre antes do ciclorama.
Rua – Palco
Espaços transversais do piso do palco, contínuos a partir da linha da cortina; espaço entre perna e perna; e também o talho, que é a distância entre duas longarinas da grelha.
S
Saco de areia – Recurso Técnico
Bolsa de tecido usada como contrapeso. Pode ser carregada, também, de outros materiais.
Saia – Vestimenta Cenográfica
Arremate de algumas cortinas, carros ou praticáveis, de acordo com a estética adotada. Sempre em tecido.
Sanduíche – Recurso Técnico
Dois pedaços de madeira unindo um tecido entre eles.
Sapata – Recurso Técnico
Base ou suporte para instalação de elementos verticais.
Sofita – Recurso Operacional
Totalidade das cordas ou cabos de aço, que formam um plano horizontal, apoiado nos gornes e nas roldanas.
T
Tafife – Recurso Operacional
Pedaço de madeira delgada de uso múltiplo.
Talho – Urdimento
Espaço entre duas longarinas, formando a grelha, cuja função é a passagem dos tiros em corda ou cabo de aço.
Tapete – Vestimenta Cenográfica
Elemento da cenografia colocado sobre o piso. Usado também para absorver ruídos.
Telão – Vestimenta Cenográfica
Superfície de tecido, lona, papel etc, flexível ou rígida, de forma plana, que se manobra suspenso verticalmente na grelha. Ornamentado, pintado ou simples.
Teleta – Vestimenta Cenográfica
Tela para vedação fazendo conjunto com as pernas (cotovelo). Elemento cenográfico.
Trapézio – Recurso Operacional
Refere-se ao elemento para acrobacia. Forma de um trapézio ou balancinho.
Transparência – Vestimenta Cenográfica
Tela transparente que cobre, total ou parcialmente, o palco segundo um plano vertical.
Travessão – Recurso Operacional
Sarrafo ou pedaço de madeira que une painéis entre si.
Trilho – Recurso Técnico
Tipo de perfil, onde correm rodízios ou carrinhos, cuja função é permitir o deslocamento das vestimentas.
Troca de talho – Recurso Operacional
Ocorre quando há mudança das caixas de gorne ou de roldana, de um talho a outro, a fim de alterar o espaçamento.
V
Vara – Recurso Técnico
Barra de metal ou madeira, utilizada para se dependurar elementos cenográficos, equipamentos de luz e vestimentas.
Varanda de lastro – Varanda
Passarela suspensa localizada dentro do palco, onde se realiza a contrapesagem.
Varanda de manobra – Varanda
Passarela suspensa localizada dentro do palco, abaixo da varanda de lastro. Lugar onde se encontram os freios, a barra de malaguetas e a barra de afinação. Varanda na qual trabalham os maquinistas.
Vento – Recurso Operacional
Função exercida por uma corda que passa pelos tiros, para alterar a prumada das varas.
Viga – Urdimento
Estrutura onde se apoiam as longarinas da grelha. As vigas suportam a carga instalada.
Viga de cabeça – Urdimento
Viga dupla ou reforçada que sustenta os gornes ou roldanas de saída ou de cabeça.