Projeto luminotécnico para a Galeria de Artes
Local: Galeria do Lago Instituto Inhotim
Cliente: Instituto Inhotim
Empresa Contratada: Lazúli Arquitetura
Data do Projeto: Janeiro/2016
Área do projeto: 615 m²
Responsável Técnico: Mariluce Duque
Colaboradores: Roberto Ramos Pacó, Alessandra Madureira
Fotos: Instituto Inhotim
A Galeria do Lago tinha um sistema luminotécnico instalado definido por lâmpadas fluorescentes tubulares e lâmpadas incandescentes halógenas. A exposição da artista Geta Bratescu que seria instalada na Galeria do Lago, foi o ponto de partida para a nova proposta luminotécnica. A solução deveria contemplar uma flexibilidade para que outras instalações pudessem acontecer na galeria, o Instituto Inhotim substituiria gradualmente os sistemas instalados nas galerias pelo sistema LED e a Galeria do Lago seria o plano piloto.
A substituição das lâmpadas halógenas se fez por lâmpadas LED com índice de reprodução de cor IRC>90, possibilidade de dimerização e acessórios como filtros, lentes e recortes, quando necessário.
O sistema LED apresenta algumas vantagens com relação ao sistema de lâmpadas halógenas, anteriormente instalado - ausência de emissão de ondas Ultravioleta e Infravermelho, baixa emissão de calor no ambiente, alta eficiência energética kw/h, custo de manutenção reduzido (a vida útil das lâmpadas LED é de 40.000 horas) e redução dos problemas de descarte no meio ambiente devido a utilização de metais leves na sua composição e ao tamanho reduzido do led.
A reprodução fidedigna dos vermelhos e a falta de garantia que o índice de reprodução de cor permanecerá o mesmo por toda a vida útil do LED são fatores que devem ser avaliados na relação custo-benefício, ao longo dos anos.