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CCBB – Teatro Multiuso

Arquitetura, Arquitetura cênica, acústica, luminotecnia e cenotecnia


Local: Praça da Liberdade


Cliente: Banco do Brasil


Empresa Contratada: Lazúli Arquitetura


Área do projeto: 5.870 m²


Data do projeto: Maio/2008 a Novembro/2011


Data da conclusão da obra: Agosto/2013


Responsáveis Técnicos:


Arquitetura Cênica e Cenotécnica: Mariluce Duque e Raul Belém Machado


Colaboradores: Alessandra Braga Madureira, Juliana Marques, Marcos Ulhoa, Paola Duarte.


Projeto Acústico: Marco Antônio Vecci, Mariluce Duque


Projeto Cenotécnico: Mariluce Duque, Raul Belém Machado


Cálculo Estrutural: Márcio Lúcio Gomes


Fotos: Lazúli Arquitetura


Fornecedores


Mobiliário/cadeiras: Giroflex


Iluminação: Templuz


Montagem cenotécnica: Serralheria São Lucas

CCBB – BH

Implantado na antiga Secretaria de Segurança e Assistência Pública, o Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte – CCBB – BH, edifício datado de 1930 – arquiteto Luiz Signorelli – situa-se na Praça da liberdade em Belo Horizonte. A Lazúli Arquitetura foi responsável pelos projetos de arquitetura cênica e acústica – teatro italiano e teatro multiuso, iluminação das galerias de arte e fachadas do edifício. Apesar das limitações formais da edificação existente, foi possível implantar soluções arquitetônicas que atendessem as demandas espaciais impostas pelos teatros numa interação entre a arquitetura e a engenharia . As imagens ilustram o grau de intervenção estrutural necessária à edificação para possibilitar seu uso enquanto espaço cênico. A inauguração do CCBB BH foi no de ano de 2013.

Teatro Multiuso


Conceitualmente definido enquanto caixa preta, com dimensões de 12 m por 14,5 m, este teatro foi concebido de maneira a propiciar a instalação do palco/plateia para as tipologias: Teatro Italiano –caracterizado pela disposição da plateia frontal ao palco:

Teatro de rua ou passarela: disposição da plateia em dois lados do palco:

Teatro Elizabetano ou Esporão – plateia em e três lados do palco:

A instalação da cenotécnica e da iluminação cênica em toda extensão da sala – teto e paredes, possibilita esta flexibilidade para as diversas tipologias.


Difusores acústicos foram instalados sob laje do teatro e um isolamento da laje de piso e das envoltórias foram criteriosamente elaborados para a utilização simultânea do teatro italiano, situado no pavimento inferior e do teatro de uso múltiplo.